Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 

Foi realizada hoje, 16 de maio de 2019, às 14h, no Paço Municipal, a 1ª Reunião Ordinária de posse dos membros do CONSEG (Conselho de Segurança Comunitária) de Itapura - SP.

A composição do Conselho ficou definida pelos seguintes membros:

PRESIDENTE:  Adriano Costa de Oliveira

VICE-PRESIDENTE: Celma Cristina da Silva

1º SECRETÁRIO: Sarita Bassan Rodrigues

2º SECRETÁRIO: Ozeias Rosa Francisco

DIRETOR SOCIAL: Alfredo Potumati Junior

Os CONSEGs são entidades compostas por líderes comunitários do mesmo bairro ou município, cujas lideranças se reúnem, voluntariamente, para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais.

Quais os objetivos dos CONSEGs?

? Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;

? A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;

? Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;

? Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Assim, o CONSEG age como uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vincula por adesão às diretrizes emanadas pela Secretaria de Segurança Pública. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área, que no caso de Itapura é o 2º Sargento Jefferson Carvalho dos Reis e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial, Miguel Gomes da Rocha Neto.

A legitimidade desse conselho tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.